Como viajar sem gastar muito?

  
Viagem costuma ser sinônimo de gastos estrondosos, certo? ERRADO!

Muitas pessoas desistem de viajar por acreditarem que vão gastar além do que podem. Mas se a viagem for devidamente planejada, ela pode sair mais em conta do que muitos passeios que fazemos dentro da nossa própria cidade.

Estou planejando uma viagem para outubro e, como vocês já sabem, estou completamente pobre por conta da construção da minha casa. Quem for construir, pode ter certeza que se seu planejamento contabilizou um valor em gastos, você vai acabar gastando pelo menos 20% a mais.

Mas o fato é que, tendo essa porcentagem já estipulada em seu orçamento inicial, é possível até comemorar essa conquista com uma viagem no fim do ano. E esse é meu plano!

Então resolvi descrever aqui algumas dicas para quem quer viajar sem gastar muito, assim como eu.

1- Escolha do lugar: evite viajar em altas temporadas de cada local. Janeiro, por exemplo, é alta temporada no litoral brasileiro. Julho, já é alta temporada em cidades como Monte Verde e Campos do Jordão. Ou seja, nesse período os preços estarão astronômicos.

2- Escolha locais diferentes. Pode ter certeza que, até nas menores e mais afastadas cidades podem haver atrativos bem legais e curiosos.

3 – Determine a logística do seu roteiro. Dessa forma você vai descobrir que o trajeto de algumas cidades é mais barato quando feito por certos transportes e em uma determinada ordem. Passagens dentro da Europa, por exemplo, costumam ter bons preços. Então muitas vezes é melhor que seu vôo te leve a um local mais barato e você troque de avião por lá, do que já chegar a um destino caro.

4- Não tenha medo de hostels e abuse das compras coletivas.  É claro que convêm pesquisar a fama de cada local e de cada site de vendas. Mas se a sua fonte é respeitável, pode ir sem medo. Você ainda vai descobrir como é legal conhecer novas pessoas que estão na mesma pindaíba que você. Quem sabe não rola amizades com estrangeiros e a viagem rende contatos para novos roteiros?

5-Defina seu roteiro de turismo com moradores locais. Os pacotes de viagem tem parceiros nas cidades e levam os turistas apenas nos locais cadastrados. Geralmente bem caros! Já a população local pode dar ótima dicas sobre locais mais baratos que eles freqüentam e que, geralmente, representam muito sua cultura.

6-Procure por passeios FREE! Alguns locais pagos valem muito a pena. Mas é super possível encontrar opções baratas ou até de graça na maioria das cidades. Em Buenos Aires, por exemplo, fui em um show de tango meio caro. E não digo que não valeu a pena. Pois com certeza foi um show bonito. Mas eu vi uma exibição de dança no meio da rua que foi mil vezes mais tradicional e GRÁTIS.

7-Ande de ônibus e metrô. Se os moradores locais conseguem, porque você não conseguiria? Claro que é necessário ter cautela para não se enfiar em locais perigosos. Mas locais centrais são bem fáceis de transitar por transportes públicos.

8- Use e abuse da internet pra pesquisar a passagem e os hotéis com mais descontos. É de espantar o quanto os preços podem variar entre sites ou até mesmo mudando o dia e horário da sua viagem. Uma vez pesquisei passagens para o Ceará e descobri que se deixasse de sair na segunda para ir na terça e se deixasse de viajar a tarde para viajar no início da noite, cerca de 2 horas depois, a passagem teria quase 30% de desconto. #DICADODIA

9- Desfrute da culinária local. Com certeza ir em restaurantes chiques deve ser divertido. Mas conhecer uma outra cidade, para mim tem a ver com conhecer um novo povo, uma nova cultura, novos costumes e sobretudo novos sabores. Então recomendo muito que você deixe de gastar em restaurantes chiques e coma onde o povo local come no seu dia a dia. Não só pela economia, mas pela experiência de vida que você vai ter! 🙂

10- E, por fim, a nossa dica de sempre: PLANEJE-SE! O planejado sempre sai mais barato. Isso não impede que durante a viagem você mude algo no roteiro e resolva se aventurar um pouco. Mas com tudo planejado fica bem mais fácil de orquestrar essas escapadas e garantir que, ao final da viagem, você não volte completamente falido! RS

Por hoje é isso pessoal. Comecem agora a planejar as férias de julho e as de janeiro. E quem quer uma viagem muito cara, comece a planejá-la agora para daqui um tempo mais longo.

Viajar é muito possível, mesmo com orçamentos pequenos e restritos. Basta se planejar!

Tem dois outros blogs que gosto muito e compartilham dessa idéia de viagem low cost. Neles você pode encontrar planilhas em excel para preencher com cada detalhe da viagem como roteiro, hotéis, data e horário de voos, compra de ingressos de eventos e, principalmente, os gastos com cada coisa! Assim fica muito mais fácil de enxergar tudo o que poderá ser feito no seu tempo de viagem e quanto de dinheiro será necessário.

São eles: Blog Dicas de viagens baratas da Cearense Shirley Gomes e o Blog Um Viajante com o texto de Robson Frazói. 

E em 2014 já tínhamos feito um post com algumas dicas de sites e aplicativos pra economizar em viagens. Quem quiser pode conferir clicando aqui! 

Quem precisar de ajuda da um grito aqui, ok?

E só pra você se empolgar a economizar e planejar sua próxima viagem, seguem algumas fotos do meu roteiro Chile e Argentina. Viagem perfeita e super econômica. 

E BOA SORTE PRA GENTE! 🙂

       

           

Anúncios

8 pensamentos sobre “Como viajar sem gastar muito?

  1. Fui indicado por um amigo para responder a TAG: Complete a Frase… fiquei muito feliz, eu completei elas todas aqui http://suprimatec.com/2015/06/23/tag-complete-a-frase-e-faca-um-amigo/ . Eu encontrei o seu blog e fiquei muito interessado no conteúdo dele e passei a segui-lo, tomei a liberdade de mencioná-lo nesta TAG para podermos nos conhecermos melhor e ajudar um ao outro a divulgar nossos conteúdos. Mil perdões se fui intrometido, eu só quero conhecer mais do seu conteúdo e eventualmente republicá-lo no meu blog. Obrigado e boa sorte!

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s