Comprar pela internet pode ser um negócio da China?

made_in_china

Pode sim! Aliás, pode ser um negócio da China literalmente!

Hoje em dia é cada vez mais fácil comprarmos pela internet. E defendo muito essa ideia pela facilidade, pela maior oferta de produtos e pela garantia da livre concorrência na qual você amplia seu leque de opções e pode pesquisar muito até achar um produto perfeito, que caiba no seu bolso e sem sair de casa.

E nos últimos meses começou a moda das compras internacionais. A partir de sites como AliExpress, lightinthebox, dentre outros.

Esses sites reúnem diversas lojas em um site geral e o comprador pode escolher entres os produtos disponíveis, optar pela cor e tamanho adequado, pagar com cartão de crédito, boleto ou depósito e esperar a chegada da encomenda em sua residência.

É bem verdade que esse “esperar” pode levar meses. Mas com a agilidade dos transportes e o maior número de usuário fazendo compras através desses sites, a tendência é que a logística de entrega fique cada vez mais ágil. Fora que os preços são muito baratos, então se não houver urgência na chegada do produto vale muito a pena.

É claro que antes de indicar esse meio de comprar gadgets, roupas, maquiagens e acessórios eu testei o sistema. E eu não podia ter ficado mais satisfeita. Comprei um lindo vestido com pérolas (falsas, é claro.)nas mangas e no decote das costas. Paguei $15 doláres, o equivalente no dia (com a cotação em R$2,30) a R$34,50 com frete grátis. Um vestido que facilmente custaria mais de R$100,00 no Brasil. Vejam vocês mesmos:

1490976_10201169642862560_900009757_n

Ele era assim no site:

vestido perola2

vestido-perola_1360965063988_BIG (1)

Dei sorte e meu vestido veio igualzinho ao da foto. Mas é importante ressaltar que esse tipo de compra não é 100% garantida. Por dois motivos:

1 – Sites como esse reúnem diversas lojas diferentes em uma mesma plataforma. Então sua compra não é feita pelo AliExpress ou pelo site geral, mas sim pelas quinhentas lojas hospedadas por lá. Nesse caso podemos lidar com empresas de confiança ou não.

É claro que a postura do site é evitar empresas caloteiras. Mas tudo por acontecer, certo?

2 – A entrega do produto pode demorar muito, pode ser desviada ou ainda, a alfândega pode confiscar seu produto e depois cobrar impostos sobre ele. Impostos esses que podem fazer com que sua compra saia mais cara do que se fosse feita no Brasil.

Mas meu vestido foi bem fácil de comprar. Então quem tiver interesse, segue um passo a passo sobre como comprar na China sem transtornos e prevendo todas as possíveis taxas a serem pagas.

PASSO 1 – Segue uma lista com alguns sites que vendem produtos que podem ser importados. Escolha o que mais te agrada e o que oferece o produto necessário com o melhor valor e com o frete mais baixo (de preferência sem frete).

PASSO 2 – Como os sites reúnem lojas variadas, consulte  um quadro que fica ao lado direito da tela com informações sobre o vendedor, a avaliação de outros compradores e se ainda estiver com dúvida, entre em contato com vendedor através do e-mail que está disponível também nesse local. Converse também com outras amigas. Sempre haverá alguém perto de você que é louca por compras e conhecerá vários sites seguros e com preços diferentes. É bem comum encontrar o mesmo vestido em 300 lojas diferentes com valores diferentes.

PASSO 3 – Confira os detalhes do seu produto como tecido, medidas, cor, tamanho de uma roupa e no caso de eletrônicos verifique também a voltagem. O site geralmente descreve cada detalhe de um produto, mas se rolar dúvida, entre em algum grupo de discussão no Facebook e discuta com quem ja adquiriu o mesmo produto do seu desejo.

PASSO 4 – No caso de roupas e sapatos, não se esqueça de converter os tamanhos para as medidas Brasileiras. A Amanda Santiago, do Blog Troquei meu Guarda-roupa na China, dá ótimas dicas para conversão do tamanho das roupas, veja aqui.

Ainda segundo a Blogueira Amanda, “No pagamento por boleto o IOF é menor do que no cartão”.

PASSO 5 – faça seu cadastro, compre seus produtos (sempre com cautela, comprando só o que realmente precisar e pesquisando muito), efetue o pagamento e aguarde.

DICA 1: Se precisa de algo com urgência, tipo um vestido para uma festa em uma semana, DESISTA! A chance disso dar errado é gigante. Comprar da China é um exercício de paciência e autocontrole.

DICA 2: A leitora Mariana Oliveira postou um comentário que achei interessante acrescentar aqui. Segundo ela, uma dica legal é usar o ““chnprice”, um site que vc coloca o link de um produto e ele pesquisa o melhor preço, o melhor vendedor, etc… muito legal!”. (Valeu pela dica Mari!)

Minha prima Taty Freitas comprou o vestido de noiva dela com seis meses de antecedência e deu super certo. Mas ele foi entregue uns 3 meses depois. Contei isso e outros detalhes no post: “Casamento perfeito e…. viável! :)”

Meu conselho é: compre e esqueça. Veja no contrato de compra qual o período máximo para reivindicar seu produto ou seu dinheiro de volta caso seu produto nunca seja entregue ou venha com defeito e marque na sua agenda. Só quando essa data se aproximar vai valer a pena entrar em contato com a loja para cancelar o pedido e pedir reembolso. Até lá, apenas curta a ansiedade de checar a caixa do correio. rs

Fácil, certo?

E olhem o vestido da minha prima aqui. Perfeito!

10547614_359423667569183_933181553608601158_n 10750200_359424820902401_8349045221228813424_o

E BOA SORTE PRA GENTE!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Comprar pela internet pode ser um negócio da China?

  1. Tati, muito legal! Eu sou uma China maníaca, compro muito e todo mês, religiosamente. Não consigo penar que não tem nenhum pacotinho chegando rsrsrs E suas dicas são ótimas, principalmente pra quem não tem o costume de comprar. Uma dica que eu gosto de passar para as pessoas é o “chnprice” um site que vc coloca o link de um produto e ele pesquisa o melhor preço, o melhor vendedor, etc… muito legal!

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s