Quanto custa tirar carteira de motorista?

charge 2

Pessoal, semana passada uma leitora me escreveu dizendo que não ia mais tirar sua carteira de motorista por que descobriu que o processo todo ia custar uns R$2000,00 (dois mil reais).

Achei estranho. Porque lembro que quando eu tirei a minha, anos atrás (não vou falar quantos anos para não parecer muito velha rs) paguei cerca de R$800,00 no máximo.

Deduzi então que, ou a inflação estaria muito alta ou alguém superfaturou a Carteira de motorista dela.

Resolvi pesquisar!

Então segue abaixo um resumo de quanto custa tirar sua Carteira Nacional de Habilitação. A famosa CNH!

Obs. Esses valores podem mudar segundo a região ou com o passar do tempo. Mas a variação geralmente não é tão absurda. Então pesquisem antes de fechar com alguma Auto escola e verifiquem se ela é devidamente credenciada e possui todos os pré requisitos do Detran.

SEGUE O PASSO A PASSO PARA TIRAR A CARTEIRA:

1 – Escolha o Centro de Formação de Condutores (a famosa autoescola) adequado e devidamente credenciado no Detran.

2 – Escolha se vai tirar carteira para dirigir apenas carros normais (CATEGORIA B), ou se pretende dirigir motos (CATEGORIA A), ou caminhões (CATEGORIA C), ou ônibus (CATEGORIA D) ou ainda carretas (CATEGORIA E).

Eu mal tenho habilidade para dirigir carros, quanto mais caminhões, ônibus ou carretas. Então fiquei apenas com os carros e, futuramente, me arriscarei a tirar a carteira de moto. Continuando…

3 – Verifique se possui toda a grana necessária para tirar a carteira: (Informações do DETRAN de Minas Gerais que variam de estado para estado). Seguem os valores:

  • Inscrição para Exame de Habilitação: R$52,76
  • Exame médico: R$73,13
  • Exame Psicotécnico: R$93,29
  • Exame de Legislação ou Repetência: R$52,76
  • Exame de Direção ou Repetência: R$52,76
  • Expedição de Licença de Aprendizagem: R$39,57
  • Aulas Teóricas: Variam de R$400,00 a R$700,00 de acordo com o tipo de carteira ou seu Estado de origem.
  • Aulas Práticas: Custam cerca de R$500,00 para moto e de R$500,00 a R$1000,00 para os outros tipos de habilitação, dependendo também do número de aulas adquiridas.

4 – Fiquem atentos na hora de escolher a melhor auto escola. Nem sempre a mais barata é a melhor. E alguns centros de formação de condutores costumam criar pacotes que incluem, em um preço mais barato, as aulas práticas, as teóricas, os materiais, o primeiro exame e etc. Uma ótima forma de economizar! 🙂

Segundo o site da Auto Escola Bandeirantes, do proprietário Breno Alexandre Bócoli, um pacote com aulas teóricas somadas a mais 20 aulas práticas de moto saem por R$750,00. Enquanto um curso teórico, mais 20 aulas práticas de carro saem por R$810,00. Já se o aluno quiser tirar carteira de carro e de moto também pode optar por um pacote de aulas teóricas, mais 20 aulas práticas de moto e 15 de carro por R$1100,00. R$460,00 de desconto! 

Já os repetentes no exame ou os mais inseguros podem optar por pagar por mais aulas para tirar suas dúvidas e refazer a prova. Portanto um detalhe importante é saber que, caso a pessoa não passe, alguns desses valores terão que ser pagos novamente.

Então pratiquem bastante e fiquem tranquilos na hora da prova.

Não me orgulho de ser uma excelente motorista, aliás, até cometo umas barbeiragens de vez em quando. Mas me orgulho de dizer que fui aprovada na minha primeira tentativa para obter a carteira. E só fui aprovada por que estava muito calma, muitoooo mesmo.

Vale lembrar que esses valores variam de acordo com a região e são alterados anualmente. Mais informações podem ser obtidas no detran de seu estado, como no Detran daqui de Minas Gerais.

Então boa sorte para os novos motoristas de plantão. E lembrem-se: se forem beber, escolham outro motorista para a rodada.

E BOA SORTE PRA GENTE!

11 pensamentos sobre “Quanto custa tirar carteira de motorista?

  1. Acho bastante caro o processo de tirar carteira demotorista no Brasil, o IPVA também é muito caro. E também no Rio de Janeiro existe uma máfia em que te reprovam de propósito para você pagar de novo, não sei se existe em outros estados.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não sei bem como fica o preço agora. São 25 aulas práticas de direção, na minha cidade é R$ 60,00 a aula e só aí já vão R$ 1.500 mais uma porção de taxas pra pagar deve estar ficando mais ou menos isso! Eu acho…não tenho certeza!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nossa senhora do céu. Que loucura . Eu moro no Chile e aquí é otra coisa . Eles não cobran tudo por separado. Eles cobran tudo junto no mesmo oro emissor. E o valor é de apenas 50 dólares. por isso o (pobre) povo Brasileiro cada día tá mais pobre e os ricos mais ricos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Muito obrigado por compartilhar esse fato aqui no Blog Rosane. Com certeza o povo Brasileiro é muito explorado e a cada dia as taxas, impostos e a inflação pioram. Muito legal sua participação aqui no Blog. Assim nossos leitores poderão ver que existem formas de diminuir esses custos, basta que o governo queira. Seja bem vinda ao nosso Blog Menina de Negócios.

      Curtir

  4. muito caro habilitação no brasil. se a pessoa dirige sem carta da ruim, mas os pobres não tem condição de tirar a abilitação e pagar dois mil assim tão rapido,,

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

