Empresas que se beneficiaram ou se prejudicaram com a Copa do Mundo!

copa-do-mundo-loja-oficial-da-fifa

Difícil encontrar alguma empresa que não tenha entrado no clima e criado propagandas temáticas da Copa do Mundo. Todo mundo quis tirar sua casquinha desse evento mundial e de tamanha influência.

Porém enquanto algumas campanhas limitaram-se a demonstrar seu apoio a seleção, outras aproveitaram a oportunidade para arriscar em campanhas de marketing de guerrilha.

MANDINGA DAS CASAS BAHIA:

Todo mundo sabe que o Brasil perdeu o jogo de ontem, de forma vergonhosa. Mas arrisco dizer que os donos das Casas Bahia nem ficaram tristes com o 7X1 a favor da Alemanha.

Simplesmente porque a empresa prometeu a todos os compradores de suas TV`s de 60 polegadas que, se o Brasil ganhasse, cada um deles poderia adquirir uma segunda TV de 51 polegadas por apenas R$1,00 (um real).

Da pra imaginar o estrago, caso o Brasil ganhasse.

Mas a empresa já não apostava muito na nossa vitória desde da copa de 2006 quando fez uma promoção semelhante. Na ocasião, os compradores de TV`s de 42 polegadas ganhariam uma segunda TV caso o Brasil trouxesse o título de Hexa para casa.

Promoção-Emoção-em-Dobro-Casas-Bahia

Mas apesar da sorte das Casas Bahia, algumas empresas tiveram grandes prejuízos.

PREJUÍZO DA EDITORA LOTE 42:

Confesso que deu muita pena do responsável pela campanha de marketing da Lote 42. A intenção da empresa foi a de demonstrar a confiança que depositava  na seleção brasileira, garantindo aos seus consumidores, descontos correspondentes ao número de gols que a Alemanha fizesse.

A confiança era tanta que a empresa prometeu que, a cada gol que a Alemanha fizesse, daria 10% de desconto em seus livros.

Acreditava-se que o Brasil ganharia, ou perderia por um saldo de poucos gols. Talvez fosse possível imaginar um desconto de até uns 30%…

Mas imaginem o prejuízo!

O impacto dos 70% de desconto, resultantes dos 7 gols da Alemanha, conseguiram tirar o site da empresa do ar que, quando voltou ao normal, já não tinha mais vários de seus produtos em estoque.

A promoção ficou válida por 24 hrs. Mas só Deus sabe quantos segundos duraram os produtos e quanto tempo o site aguentou no ar.

promocao-editora-lote-42-630

Promoções assim costumam ter grande impacto e repercussão, porém as decisões tem que ser tomadas com muita cautela. Já temos alguns exemplos do que NÃO fazer, certo? rs #FICAADICA

E BOA SORTE PRA GENTE! 🙂

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Empresas que se beneficiaram ou se prejudicaram com a Copa do Mundo!

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s