Novo regulamento da ANATEL entra em vigor dia 8 de julho!

vinganca-contra-call-center2

Como vocês já sabem eu tenho birra de alguns serviços de telemarketing. Não todos, porque existem atendentes muito simpáticas. Assim como existem alguns com menos disposição que um bicho preguiça.

Um problema que pode ser resolvido em 30 segundos, geralmente demora horas e tende a levar qualquer pessoa a loucura. Já pensou em bater em um atendente de telemarketing? #QUEMNUNCA.

Mas a ANATEL esta tentando diminuir esse sentimento.

A partir de terça feira, dia 08 de julho, entra em vigor o novo regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações, publicado no diário oficial dia 10 de março de 2014, que prevê vários tópicos benéficos ao consumidor como:

1. Cancelamento facilitado de linhas de telefone, TV por assinatura e internet.

Para cancelamentos o consumidor não terá mais que falar com atendentes de telemarketing pois, no menu inicial da ligação, haverá a opção de cancelamento de conta. Nesse mesmo local os usuários serão informados de possíveis multas ou da necessidade de quitarem pagamentos atrasados e etc. Depois disso as empresas terão dois dias para ligar para os usuários e convencê-los a voltarem. OU NÃO!

No caso da internet, essa opção estará disponível no site da empresa mediante login e senha do usuário.  Simples assim.

2. Outra notícia boa é que vai acabar a palhaçada da ligação cair no meio do atendimento.

Fato que ocorre com frequência, principalmente nos momentos de raiva quando estamos prestes a jogar o telefone no lixo. Nesse novo regulamento a Anatel prevê que será responsabilidade da empresa retornar a ligação ao consumidor caso a ligação caia e o retorno da ligação será automático.

3. Também será o fim dos contratos com duração de mil anos.

Agora o máximo permitido são contratos de 12 meses. Depois disso o usuário pode optar, SEM MULTA, se continuará ou não com o serviço.

4. Fim das promoções para o outros e nunca para os adiantados!

O consumidor também costuma ficar muito nervoso quando acaba de adquirir um serviço e dias depois as empresas oferecem promoções melhores aos novos usuários. Esse é outro cenário que também esta prestes a acabar., pois o novo regulamento estabelece que antigos usuários de um serviço terão direito as mesmas vantagens dos novos usuários.

5. E chega de ler nas entrelinhas.

Durante a aquisição de um serviço os atendentes terão que ser muito mais claros quanto aos detalhes do contrato. O consumidor tem que adquirir o serviço ciente que esta comprando uma promoção de 6 meses, por exemplo, e que, após esse prazo, sua mensalidade vai subir exponencialmente. Esse e mais outros detalhes como o pagamento de multas rescisórias…

Obs.  esses detalhes serão recebidos pelo cliente também via e-mail ou correios.

6. Minha conta tem ligações que não fiz, e agora?

Reclamações de valores de contas também passam a ter prazo de 30 dias para que a empresa se manifeste. Caso a empresa não dê sinal de vida, o cliente deverá receber sua fatura com o valor corrigido (se a conta não tiver sido paga) ou receberá seu dinheiro em dobro (se já tiver quitado a conta)

Muitas notícias boas, certo?

O novo regulamento ainda contempla outras áreas bem interessantes. Quem quiser conferir poderá saber mais detalhes no site da ANATEL através do link abaixo. E as empresas, terão de 120 dias a 18 meses para implementarem as normas, a depender da complexidade da obrigação.

Nós consumidoras agradecemos ao presidente da Anatel, João Rezende, e esperamos fortemente que as empresas respeitem essas novas regras.

E BOA SORTE PRA GENTE!

REGULAMENTO QUE AMPLIA DIREITO AOS CONSUMIDORES – ANATEL

 

Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s