Estabilidade ou Liberdade? Encontre o tipo de emprego perfeito para você.

Charge emprego

Querer ser funcionário público é um sentimento um pouco mais comum entre pessoas de cerca de 50 anos. Talvez porque por volta dos anos 80 ter um emprego fixo, estável e que ganhasse razoavelmente bem era considerado muito bom.

Meus pais ainda pensam que empregos públicos são os melhores do mundo.

Mas hoje em dia, pesquisas apontam que a cabeça dos jovens mudou. Não se espera mais estabilidade de seu emprego, tão pouco um salário razoável. O que a maioria dos jovens ambiciona são grandes cargos e salários exorbitantes, mesmo que por pouco tempo. Isso vai de acordo com o crescimento da oferta de freelances e vagas no mercado para pessoas qualificadas.

Com o trabalho “Freela” o profissional pode trabalhar para diferentes empresas, a um curto período ou contratado para um único projeto, ou até utilizar essa modalidade de trabalho para complementar a renda fora do seu horário comercial. Essa é uma forma bem comum de aumentar a renda e conseguir trabalho extra.

Mas algumas pessoas ainda preferem a estabilidade do salário ao fim do mês. Até porque, em freelances, em um mês você pode ter mil clientes e no outro nenhum.

Apesar do funcionário com carteira assinada não ter muita liberdade, ele tem certas garantias como o salário certo no fim do mês. (O que as vezes pode dar errado também, mas aí ja é sacanagem do empregador). E nesse caso a certeza do dinheiro no fim do mês é uma grande vantagem.

Ainda temos que considerar que não é qualquer pessoa que pode trabalhar como “Freela”. Para trabalhar como freelancer o profissional precisa ter algumas características que não são comuns a todas as pessoas. É necessário responsabilidade, já que as funções serão todas exercidas por você; controle de gastos já que alguns meses serão rentáveis e outros não, então o dinheiro deve ser bem administrado para momentos fáceis e para os difíceis; e, principalmente,  organização e disciplina pois você vai controlar seu horário de trabalho. Então as chances de trabalhar em um escritório em casa, perto de tentações como cozinha e TV são grandes.

Eu sei bem desse problema. Trabalhei como freela por cerca de 3 anos, para complementar minha renda e a cada segundo eu levantava para comer alguma tranqueira ou até mesmo para ver filmes e séries. Conclusão: eu acabava trabalhando na madrugada para cumprir meus prazos.

Também é importante considerar que, mesmo em trabalhos fixos, os funcionários podem ser mandados embora a qualquer momento. Isso torna o controle financeiro necessário também para quem tem carteira assinada.

Há ainda uma terceira opção: ser funcionário público.

O funcionário público não será mandado embora, a não ser que aja de forma errada e/ou contra o que esta previsto em lei. Portanto se for um bom profissional, dificilmente a pessoa será mandada embora. Porém os salários tendem a ser menores e reajustados raramente.

Esses são alguns prós e contras de trabalhar como funcionário contratado, freelancer ou como servidor público. Mas no geral, cada um deve trabalhar na função que mais favoreça seu estilo de vida e perfil como profissional.

Se você ja tem uma família com filhos, a não ser que surjam vários freelances, o ideal é ter um trabalho fixo que garanta a mensalidade escolar no fim do mês, por exemplo.

Mas há exceções a essa regra e, se o pai ou mãe de família for bem organizado e tiver disciplina pode até ter certa tranquilidade como freelancer.

Portanto, se você tem um perfil mais conservador e prefere a estabilidade opte por empregos fixos e/ou públicos. Mas se o seu perfil é mais arrojado opte pela instabilidade de trabalhos freelancers que podem render um bom dinheiro.

Seguem aqui alguns sites que podem ajudar na procura pelo seu tipo ideal de trabalho:

EMPREGOS:

  1. INFOJOBS
  2. CATHO
  3. EMPREGOS
  4. EMPREGO CERTO
  5. VAGAS
  6. CURRICULUM
  7. RH LINK

FREELAS:

  1. TRAMPOS.CO
  2. PROLANCER
  3. FREELANCE NOW
  4. BUSCA FREELA
  5. COMUNICA GERAL
  6. ESCOLA FREELANCER
  7. GET NINJAS
  8. FREELANCE WEB DESIGNER

CONCURSOS PÚBLICOS:

  1. CONCURSOS NO BRASIL
  2. PCI CONCURSOS
  3. JCC CONCURSOS
  4. CENTRAL DE CONCURSOS

Quem for se aventurar pelos concursos públicos, há ainda alguns sites que podem ajudar nos seus estudos:

  1. BLOG DE CONCURSOS
  2. JURISWAY
  3. RESULTADO CONCURSOS 
  4. INFORMÁTICA E CONCURSOS PÚBLICOS
  5. QUESTÕES DE CONCURSOS
  6. CALCULE MAIS
  7. SÓ PORTUGUÊS
  8. GRAMÁTICA ONLINE
  9. ATÉ PASSAR
  10. APROVA CONCURSOS

E BOA SORTE PRA GENTE!

Anúncios

Um pensamento sobre “Estabilidade ou Liberdade? Encontre o tipo de emprego perfeito para você.

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s