USADOS: LIXO OU LUXO?

header-trato-feito

Sabe aquelas velharias que estão acumulando progressivamente na sua casa? Saiba que, muitas vezes, elas deve ser jogadas no lixo para limpeza da sua alma. Mas outras vezes elas podem ser a fonte de sua fortuna futura.

E porque estou dizendo isso?

Adquiri, com o tempo, a mania de assistir a programas de penhora e leilão com meu namorado. São programas que, basicamente, contam a história de pessoas que guardam velharias por anos e depois as vendem por preços surpreendentemente altos.

São exemplos de programas que eu assisto os Mestres da Restauração, Os Caçadores de Relíquias ou, o meu favorito: Trato Feito. Todos da The History Channel.

O primeiro que citei restaura todo tipo de coisa velha e as deixa impecáveis. O segundo procura por coisas valiosas por todo estados Unidos e as coloca a venda para colecionadores. E o terceiro conta a história de um avô, pai e neto que vivem em Las Vegas,possuem uma loja de penhores e recebem coisas antigas de várias pessoas e depois as revendem para colecionadores.

Pela minha explicação eu admito que parecem ser três programas muito chatos. Mas juro que são legais. Ou eu estou ficando velha o suficiente pra começar a gostar dessas coisas…

Mas enfim, o fato é que produtos velhos podem apenas juntar pó e lotar a casa, mas podem também valer muito dinheiro. Então depois desse novo vício televisivo passei a dar mais atenção a tudo que tenho em casa.

Vocês sabiam que alguns livros antigos podem chegar ao valor de R$100 mil reais? Ou ainda que brinquedinhos de criança bem conservados podem ser vendidos por quase mil dólares?

É tudo uma questão de saber quais produtos se tem em mãos e o quanto eles valem em uma boa negociação.

Um simples autógrafo ou assinatura de alguém famoso em um livro pode valorizar ainda mais sua venda.

Minha dica nesse caso é que todos façam uma verdadeira limpeza em casa. Além de livrar seu lar de várias tranqueiras que só juntam poeira, você ainda pode se surpreender e ganhar uma graninha.

Depois que encontrar tudo que acha dispensável, verifique se algo tem potencial para agregar valor. Se você não fizer ideia sobre o que é lixo e o que é luxo, peça para um avaliador te ajudar. Até porque são inacreditáveis as quinquilharias que guardamos como lixo e outras pessoas colecionam como jóias raras.

O próximo passo é levá-lo para alguém com interesse em comprar seu produto. Você pode levar seu produto :

  • para uma loja de penhores, como no programa Trato Feito;
  • ou para algum colecionador;
  • ou levar seu produto a leilão;
  • até fazer uma venda de garagem.

Verifique qual a opção mais rentável para você e boa sorte. Por isso é tão importante avaliar seu produto antes de escolher como vai vendê-lo.

Lembrem-se que um comprador pode oferecer um valor bem mais baixo do que vale seu objeto, então saiba negociar diante de fatos e do verdadeiro valor do produto.

Eu comecei a limpeza na minha casa e já encontrei algumas coisinhas com potencial, olha só: 1970554_10203406605234641_690870067_n 1924757_10203399027645206_715861732_n 1965041_10203399027565204_225016226_n 1921895_10203399027605205_60260586_n 1888622_10203399027685207_1075426753_n 1146479_10203399029285247_1768769247_n15187_10203404525902659_1363760304_n

Encontrei também algumas coisas que meu avô utilizou na segunda guerra mundial. Tenho certeza que elas devem valer um bom dinheiro. Mas acho que há um limite para o que deve ser vendido e o que deve ser guardado como um tesouro por você.

E esse é um tesouro que meu avô guardou com muito orgulho e que eu e minha família pretendemos continuar protegendo.

O importante nesse caso não é a venda em si. Mas saber o valor de cada coisa e entender que, independente do objeto, ele sempre terá uma história por trás. Uma história de aventura, um romance, uma tragédia, um drama, uma comédia, uma história irrelevante, ou até um marco histórico.

Portanto saibam valorizar o que tem em mãos. Mesmo que seu objetivo final seja vendê-lo, guardá-lo, restaurá-lo ou jogá-lo fora.

E BOA SORTE PRA GENTE!

HOMENAGEM AO MEU AVÔ, EX-PRACINHA DA FEB, QUE FOI UM GRANDE COLECIONADOR DE SELOS, NOTAS DE DINHEIRO DE VÁRIAS ÉPOCAS E ARTEFATOS DA  SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 🙂 1779838_10203406662716078_2033321642_n

4 pensamentos sobre “USADOS: LIXO OU LUXO?

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

