IMPOSTÔMETRO: RUMO AOS 300 BILHÕES

distribuicao-dos-impostos

Você conhece o IMPOSTÔMETRO?

Hoje, por volta das 14h o impostômetro vai dizer que nós, pobres brasileiros, já pagamos ao governo 300 BILHÕES de 01 de janeiro de 2014 até hoje, dia 25 de fevereiro de 2014.

SITE DO IMPOSTÔMETRO

IMPOSTOMETRO

Esse foi um sistema criado para medir a quantidade de impostos, tributos e taxas que o brasileiro paga a todo momento. E, no ano passado, essa marca de 300 bilhões foi atingida 11 dias após a data de 2014, ou seja, demos tanto dinheiro assim somente até o dia 08 de março de 2014.

Isso significa que nossos impostos aumentaram ainda mais esse ano. DÁ PRA ACREDITAR?

Atingirmos 300 bilhões hoje, significa que até agora cada cidadão brasileiro gastou aproximadamente R$1530,53 apenas com impostos. Se o salário mínimo vale R$ 724,00 ou R$1448 em dois meses, significa que falta para o consumidor ainda R$82,53. ABSURDO OU NÃO?

Calculado em tempo real, o impostômetro existe fisicamente  na Associação Comercial, no centro de São Paulo e online através do site http://www.impostometro.com.br/.

No site é possível ver a quantia de impostos que o brasileiro paga a cada segundo e ainda ler algumas curiosidades como a quantidade de professores de ensino fundamental que poderiam ser contratados com esse dinheiro; a quantidade de postos policiais e postos de saúde equipados que poderiam ser construídos; a quantidade de árvores que poderiam ser plantadas; o valor dos impostos convertidos em salários mínimos; ou ainda o número de notebook que poderiam ser adquiridos; dentre outros.

No site ainda é possível  ler notícias sobre economia e acessar ao blog do Impostômetro.

Também estão disponíveis algumas calculadoras.

ilustracao-tirano-taxAtravés da calculadora do Tirano TAX o usuário pode calcular quanto pesa o imposto em seus gastos do dia a dia:

CALCULADORA TIRANO TAX

ilustracao-tribulosoCom a calculadora Tributo Guloso o usuário pode contabilizar quantos dias trabalha por ano para pagar impostos ou ainda quantos dias da sua vida são destinados ao pagamento dos impostos.

CALCULADORA TRIBUTO GULOSO

Segue a minha simulação. E nela diz que eu tenho 28 anos e trabalharei 32 para pagar meus impostos. Se eu trabalho há uns 4 anos isso significa que ainda faltam mais 28 anos pra eu terminar de pagar. Isso quer dizer que só termino de pagar meus impostos aos 56 anos? Que isso BRASIL?

Se eles dizem que tenho até os 72 anos de expectativa de vida me restam apenas 16 anos livres de impostos?

Sem título

Há ainda o manual de integração De Olho no Impostos onde o usuário poderá ter acesso as cargas tributárias em cupons e notas fiscais.

banner-deolhonoimposto

Com esses recursos dá pra ficarmos um pouco mais cientes sobre o prejuízo que levamos com impostos. Mas esse fator não diminui o nosso desfalque.

Então fica aqui meu apelo aos órgãos governamentais que lutem muito para a diminuição dos nossos impostos. E também deixo aqui os meus parabéns aos organizadores do IMPOSTÔMETRO. Acho essa uma ótima forma de conscientizar o consumidor sobre seus gastos e de informar ao governo que estamos cientes dessas taxas e vamos lutar até que elas abaixem.

CIDADÃO BEM INFORMADO = CIDADÃO CAPAZ DE LUTAR POR SEUS DIREITOS

#FICAADICA.

E boa sorte pra gente!

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

