Quanto vale o seu sorriso?

downloadNesses últimos dias tenho recebido pedidos de posts sobre como garantir sua saúde bucal de forma mais barata.

Segundo nossos leitores, o serviço odontológico acaba como último fator em sua lista de afazeres pois, segundo eles, é um serviço caro que não é prioridade.

Primeiramente queria dizer que discordo plenamente. Mesmo com preços altos, nossa saúde, inclusive a saúde bucal, deve ser prioridade sempre.

Mas é inevitável admitir que alguns serviços odontológicos podem ter valores bem altos em relação ao nosso orçamento doméstico.

Então como evitar esses gastos?

Conhecidos pela sua alegria, o povo brasileiro não cansa de sorrir. País de terceiro mundo, que enfrenta grandes problemas, crises financeiras, dificuldades em sua estrutura básica, o Brasil é composto por cidadãos guerreiros que nunca perdem a esperança. Então como sorrir se o seu sorriso reflete o estado de alerta no qual se encontra o país?

A SB Brasil realizou a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal em 2010 e afirmou que cerca de 20% da população brasileira já perdeu todos seus dentes. Então pergunto novamente: como sorrir, se nem ao menos saudável sua boca está?

Para responder a essa pergunta busquei dois profissionais da área: a dentista Caroline Carvalho de paula (CRO-MG 42731) e o dentista Rafael Rodrigues de Lucca (CRO.: 100900).

Segundo a dentista, Caroline Carvalho “a cada dez anos, o governo brasileiro entrega à sociedade um trabalho que pretende medir a situação bucal dos brasileiros, que mede a quantidade de dentes cariados, perdidos e obturados. É real a redução das cáries, devido à utilização das pastas fluoretadas. Porém é preciso ficar claro que o que deve ser medido é o impacto da qualidade de vida de cada brasileiro e o quanto a saúde oral perfeita torna este indivíduo melhor, com mais auto-estima, influenciando em todos os aspectos da sua vida”.

Segundo o dentista, Rafael de Lucca “o maior desafio pra manter o sorriso saudável é a falta de informação e de educação em relação a higiene bucal. Pois realizando os procedimentos básicos, as chances de ocorrer algum problema bucal são bem reduzidas”. Ainda segundo o profissional, “a saúde bucal é muito importante pois é na boca que se inicia o processo de digestão dos alimentos. Assim, a falta da saúde bucal esta relacionada com outros problemas em diferentes partes do corpo. Dependendo do problema de saúde bucal do paciente, o mesmo pode sofrer alterações comportamentais, como nervosismo, falta de bom humor e também constrangimento caso o problema afete sua aparência.”

Assim, considero incrível ver como os brasileiros continuam com um sorriso no rosto, mesmo sabendo que os problemas bucais são diretamente relacionados a tantas outras questões. Mas nesse caso, como melhorar nossa saúde bucal considerando que não podemos gastar milhões com isso?

Cáries, tártaro, canais, gengivite, são problemas que ocorrem com a grande maioria das pessoas e que seriam facilmente evitados ou tratados com o acompanhamento odontológico correto. Pequenas ações como escovar corretamente os dentes, passar fio dental, realizar aplicação de flúor e limpezas rotineiras, também são ações preventivas que garantem que a sua saúde bucal mantenha-se ideal e evitam que você tenha grandes gastos futuros com procedimento odontológicos.

Mas até que ponto essas ações são suficientes? E é totalmente inviável pagar por um tratamento dental básico?

Segundo o dentista Rafael, “para manter a saúde bucal, os cidadãos devem realizar uma correta higiene bucal como escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia e usar fio dental todos os dias antes de dormir, de preferência. Também devem realizar ao menos uma consulta a cada 6 meses”.

Pra utilizar uma boa escova de dente, pasta e fio dental não há desculpas financeiras. Pois o governo fornece esses materiais gratuitamente na maioria dos postos de saúde. Mas e quanto as consultas?

Ter uma baixa renda também não é mais uma desculpa válida para não tratar dos seus dentes. Segundo a dentista Caroline, existe “a opção das clínicas odontológicas populares que cobram um preço mais barato pelo atendimento. O CRO-MG zela pela qualidade da assistência prestada nesses consultórios que passam por fiscalização da Vigilância Sanitária em Minas Gerais. Há também a opção de obter tratamento odontológico gratuito pelo SUS ou através de universidades públicas e privadas”.

Existem também alguns programas do governo como Brasil Sorridente e o Programa de Saúde da Família que prestam serviços odontológicos gratuitos. Então, dirija-se ao posto de saúde mais próximo e informe-se sobre como marcar a sua consulta.

Sabendo de tudo isso, minha dica é prevenir gratuitamente para não ter que remediar a altos custos e dores futuras.

CHARGE-PLANO DE SAÚDE

Quem vive no mundo das tecnologias e precisar de ajuda com sua saúde bucal ou para educar seus filhos sobre como cuidar dos dentinhos desde criança, seguem alguns aplicativos divulgados no site Terra e que podem contribuir com essa ideia.

1 – Brush Timer: faz a contagem regressiva do tempo necessário para uma escovação adequada;

2 – Brush DJ: escolhe músicas para serem tocadas durante o tempo necessário para uma boa escovação. Uma forma de tornar a limpeza bucal mais divertida para as crianças. O APP ainda te lembra da hora de escovar o dente, passar o fio dental, visitar seu dentista e até de trocar sua escova;

3 – Desencoste seus dentes: ajuda pessoas com bruxismo a entenderem o problema e lembra ao usuário de não apertar os dentes;

4 – Localizador de dentista: encontra os profissionais mais próximos de você;

5 – SmartKids: ensina a importância da saúde bucal para as crianças através de jogos e brincadeiras. Não se esqueça que a palavra-chave nessa questão é: PREVENÇÃO;

6 – Dream Watcher: grava seu ronco durante o sono para que você possa mostrar ao seu dentista e descobrir a razão do problema.

Pronto, agora não há mais desculpas. Como já sabemos, a solução para economizar é PESQUISAR. Então vamos decorar que a solução para economizar, em questões referentes a saúde, e não ter problemas mais graves futuramente é PREVENIR!

Garanto a você que, com esses cuidados básicos, sua boca e seu corpo em geral  ficarão muito mais saudáveis e que esse processo será um gasto básico e pequeno perto do que grandes problemas poderiam custar.

E BOA SORTE PRA GENTE!

Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s