E aí? Vai de álcool ou gasolina?

1625641_10203116217495129_876025267_n

Sabe aquele momento quando você já está 15 minutos atrasada (08:15) para o trabalho (porque a rodovia estava em reforma) e você nota que uma pequena luz começa a brilhar no painel do seu carro? rs

É uma situação que já aconteceu com a maioria das pessoas. Tenho certeza! Ou a azarada sou só eu?

De qualquer forma, descobri que o tanque de cada carro ainda consegue andar alguns quilômetros quando entra na reserva. Levando em conta que um automóvel pequeno, com motor 1.0, faz em torno de 10 km/litro, teoricamente é possível rodar entre 50 e 80 quilômetros com o combustível que sobrou no tanque.

Mas quando você chega no posto, a primeira pergunta sempre é: “Vai de álcool ou gasolina?”. Se seu carro não é FLEX, só há uma resposta correta a essa pergunta. Mas se o seu carro aceita os dois tipos de combustíveis, como escolher o mais viável?

Muito simples: Através de uma simples conta de divisão.

Os experts em carro (vulgo, pai, tios e namorado) dizem que a gasolina rende mais que o etanol. Então, para comparar qual combustível vale mais a pena, não adianta escolher apenas o mais barato. Pois as vezes compensa pagar mais caro na gasolina e ter um rendimento maior, do que pagar menos pelo etanol e não chegar nem na esquina.

A nossa simples conta de divisão é a seguinte:

Divida o valor do litro do álcool pelo da gasolina.

  • Se o resultado for menor que 0,7 = abasteça com álcool.
  • Se o resultado for maior que 0,7 =  abasteça com gasolina.

Exemplo: seguindo o preço de hoje do posto Ipiranga em Poços de Caldas:

  • O álcool estava custando R$2,17
  • A gasolina estava custando: R$2,97
  • Assim, 2,17 dividido por 2,97 = 0,73 (ou seja, hoje, vale a pena abastecer com gasolina)
  • Se o resultado fosse menor que 0,7 valeria a pena o etanol.
  • E se fosse 0,7 exatamente a opção seria sua. 🙂

Quem tiver preguiça de fazer a conta, segue uma pequena tabela feita pelo site Meu Bolso em Dia que você pode imprimir e deixar no carro para quando for abastecer.

PLANILHA DE PREÇOS DE GASOLINA X ÁLCOOL

Outra boa dica é verificar os preços dos combustíveis antes de viajar. Os preços costumam variar muito de uma cidade para outra, de um estado para outro, ou até de um posto para outro.

Então se vai viajar, planeje-se! Assim será possível abastecer um pouco mais nos postos mais baratos e colocar apenas o suficiente para chegar ao próximo posto, nos mais caros. Meu pai, por exemplo, faz a rota Sorocaba – SP / Cabo Verde – MG todo final de semana. Então, como ela já conhece o trajeto, enche o tanque ainda no estado de São Paulo, e reabastece na última cidade que faça fronteira com o estado de Minas. Pois em Minas Gerais o combustível é bem mais caro. Com esse tanque ele consegue rodar em Minas e ainda garante a volta até o mesmo posto em SP.

Mas pra quem não conhece as rotas por onde vai passar e quer planejar o abastecimento do seu carro, segue abaixo um site onde é possível pesquisar os valores dos combustíveis atualizados e por região, cidade, posto e etc.

SITE PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS

Pronto, agora não tem desculpa para não viajar. Planeje-se, economize, abasteça com o combustível que renda mais e seja mais viável para você e conheça o MUNDO.

Obs. Mantenha seu carro sempre com o tanque cheio. Segundo meu pai, tios e namorado, dessa forma o carro rende um pouco mais e evita que você fique parada no meio de uma rodovia como eu! rs

E BOA SORTE PRA GENTE!

Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s