Como se livrar das taxas bancárias?

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Pessoal,

no nosso último post chamado “Por qual ralo escoa o seu dinheiro”, eu sugeri que um jeito de perder dinheiro é pagar as taxas bancárias que muitas vezes nem são utilizadas.

Citei como exemplo as tarifas cobradas por tiragem de saldo e de extrato, cheques, cartões extras. Considerando que algumas pessoas somente veem seu saldo online, nem lembram que cheque ainda é uma forma de pagamento válida e estão com o mesmo cartão velho (até com uma mancha de caneta para enxergar o código de segurança) há anos.

É claro que há quem utilize dessas funções. E nessa caso a minha melhor dica é: tenha uma conversa sincera sobre as suas reais necessidades com seu gerente. Muitas vezes eles podem isentar um usuário dessas taxas (baseados nos valores de suas transações, é claro) ou ao menos trocar o seu pacote para algum que contenha só o que você realmente usa. E nesse caso o pagamento não será um dinheiro que escoou pelo ralo.

Porém algumas pessoas que se identificaram com esse gasto inútil questionaram: há alguma forma de se livrar dessas taxas?

E acabei descobrindo que a resposta é positiva! 😉 YEY!

Pesquisando um pouco descobri que desde 25 de novembro de 2010 o Banco Central do Brasil criou uma lei que proíbe que os bancos cobrem por algumas transações com base nos arts. 3º, inciso V, e 4º, incisos VI, VIII e IX, da referida lei.

Assim, ficou determinado, desde essa data, que:

Art. 1º A cobrança de remuneração pela prestação de serviços por parte das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, conceituada como tarifa para fins desta resolução, deve estar prevista no contrato firmado entre a instituição e o cliente ou ter sido o respectivo serviço previamente autorizado ou solicitado pelo cliente ou pelo usuário.

Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aqueles relativos a:

I – conta de depósitos à vista ou poupança:

a) fornecimento de cartão.

b) fornecimento de segunda via do cartão referido na alínea “a”, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

c) realização de até quatro saques, por mês, (ou dois saques em caso de poupança) em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

d) realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet; (Em caso de poupança a conta tem que ser de mesma titularidade)

e) fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias por meio de guichê de caixa e/ou de terminal de autoatendimento;

f) realização de consultas mediante utilização da internet;

g) fornecimento do extrato de que trata o art. 19 (ver detalhes no arquivo abaixo) e, no caso de poupança, fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;

h) compensação de cheques para conta corrente;

i) fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, de acordo com a regulamentação em vigor e as condições pactuadas; e

j) prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;

CONFIRA AQUI A LEI NA ÍNTEGRA!

 Ou seja pessoal, uma boa conversa com o seu gerente pode ser a solução para evitar gastos inúteis com tarifas. Conversem com ele, levem a lei com vocês, e assegurem que seus direitos sejam levados a sério.

Quem sabe essa economia não será o primeiro passo para um orçamento doméstico mais rentável esse ano?

E BOA SORTE PRA GENTE!

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