Já ouviu falar de boxing day?

boxing-day-canada

Confesso que quando passei a receber vários e-mails promocionais sobre o BOXING DAY, pensei que fosse alguma liquidação de artigos de boxe ou alguma luta importante.

Porém, com uma rápida olhadinha no Google, descobri que Boxing day nada mais é do que uma grande liquidação pós-natal na América do Norte, especialmente no Canadá.

Tipo o nosso Saldão de Ano Novo.

Saber disso já foi meio frustante. Mas fiquei ainda mais decepcionada por ver que, assim como na Black Friday, o Brasil resolveu imitar sem honrar os descontos.

Uma ou duas peças (geralmente inúteis) ganham descontos gigantes, enquanto do lado esta outra imagem com um desconto miserável de R$100,00 em uma TV de mais de R$1500,00.

Sei que essas jogadas de marketing sujo sempre existiram. Mas agora decidiram concentrá-las em apenas um dia (ou vinte!!!) para induzir o consumidor a acreditar que tem que comprar naquele momento ou nunca mais poderá adquirir seu produto.

Não sei se vocês notaram, mas alguns sites brasileiros (como Submarino.com) resolveram fazer dia de tudo agora!

Recebi ofertas da Black Friday, depois a extensão da Black Friday, depois a Cyber Monday, a extensão desta também, o Subday, extensão do Subday, o Boxing day…

Isso porque nem chegamos ao nosso Saldão de ano novo ainda. Que costumava ser bom. Mas agora só Deus sabe…

Seriam ótimos dias de compras se os descontos fossem tão bons quanto nos países de origem dos dias de liquidação. Nos EUA, por exemplo, a Black Friday chegou a ter Iphones por 100$ dólares, ou seja, uns R$250,00 dependendo do valor do dólar no dia.

Está compensando mais comprar uma passagem para os Estados Unidos, dar uma passeadinha, conhecer o Tio Sam e o Pato Donald, fazer várias compras, do que pagar o Frete para enviarem meus produtos de São Paulo para Minas Gerais.

Esses dias de descontos deveriam servir para atrair consumidores em massa. E como sou fã de um liquidação confesso que até mesmo a Black Friday falsificada do Brasil me induziu a fazer umas comprinhas.

Mas o excesso de utilização dessa ferramenta de Marketing e esses dias promocionais em massa já estão me irritando e tirando toda a credibilidade dos sites.

Eu estava ansiosa pelo saldão no ano novo. Mas pelo que vi nesses últimos saldões, não espero mais do que os usuais 12% de desconto no boleto a vista.

#FICAADICA para meus leitores: evitem esses dias de liquidação por um tempinho. Pelo menos até que eles voltem a ser válidos e mais raros para que os descontos tenham alguma utilidade. Pensem assim: se os descontos fossem realmente bons, eles seriam mais raros, e não frequentes e sufocantes.

#FICAADICA para sites como o Submarino: revejam seus conceitos de marketing. Essa estratégia pode estar funcionando agora, mas esta garantindo que vários de seus clientes fieis se cansem de vocês e isso, a longo prazo, pode gerar uma grande crise em sua credibilidade.

Só nos resta aguardar para ver quando vão voltar a respeitar o consumidor.

E BOA SORTE PRA GENTE!

 

Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s