Evite vendas enganosas pela web – O caso Walmart

compras-pela-internet-computador-1286377670139_615x300

Sou uma das maiores defensoras das compras online quando feitas de forma segura. Acho uma ótima forma de obter descontos, aproveitar o efeito da globalização e realizar compras coletivas, ficar sabendo de novas promoções, além da comodidade de não enfrentar filas e de fazer minhas compras sentada no meu sofá e comendo brigadeiro.

Nessa quarta-feira, dia 18 de dezembro, a empresa walmart recebeu uma série de críticas e reclamações depois que um computador foi anunciado por quase um quarto do preço pelo site da empresa e foi adquirido por várias pessoas.

O computador ICC Intel Core i5-3330, 8GB, HD1TB, gravador de DVD e HDMI – Windows 8 + monitor Led 21,5″, Samsung Full HD 1920×1080 – S22C300F que custa originalmente R$ 2.398,00 foi anunciado pelo preço de R$ 580,00.

Nesse caso a empresa Walmart decidiu cancelar as compras, dar um vale desconto de 30% para compras em até 60 dias pelo site e os compradores foram direto para o Procon e para as redes sociais. Choveram críticas e a credibilidade da marca ficou bem abalada.

Segundo o site do Estadão, “o Procon-SP, em nota, confirma o posicionamento do Walmart.com e afirma que “nos casos em que o preço do produto, de forma gritante, não condiz com a realidade praticada no mercado, não é razoável a exigência do cumprimento da oferta”. Para isso, recorre ao artigo 4º do CDC, que preza pelo equilíbrio, harmonia e boa-fé nas relações de consumo. Contudo, afirma que irá investigar o caso”.

Aí temos o conflito pois o artigo 35 do código de defesa do consumidor exige das empresas o cumprimento das ofertas anunciadas. E, nesse caso, quem saiu lesado foi o consumidor. Como isso é possível?

O site do Walmart costumava ter boas referências e acredito que esse tenha sido um engano mal corregido. Mas a verdade é que há muitos sites mal intencionados por aí. E a chance de sermos enganados é grande.

Acredito que a maioria dos consumidores online já sabe reconhecer um site honesto. Mas pra quem não sabe identicar sites confiáveis, seguem algumas dicas:

  • verifique se o cadeado verde de segurança encontra-se no link do site;
  • verifique a opinião de outras pessoas que já compraram nesse site;
  • não seja atraído por descontos mirabolantes (toda empresa quer ter seu lucro);
  • Evite pagamentos por boleto (o desconto por boleto é maior, mas se você tem dúvidas quanto a credibilidade do site, vale mais a pena pagar por cartão de crédito de forma parcelada, assim fica mais fácil cancelar sua compra, ou pagar via pag seguro onde a compra só é quitada após a entrega e verificação do produto)
  • E para finalizar,  recorra sempre ao Procon. Ele existe para proteger o consumidor e em caso de compras erradas ainda dá pra tentar consertar a situação. PELO MENOS EM ALGUNS CASOS….

E BOA SORTE PRA GENTE!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Evite vendas enganosas pela web – O caso Walmart

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s