Uma luz no fim do túnel

Que tal controlar sua conta de luz e saber exatamente o quanto quer gastar e o quanto cada aparelho e período do dia te custa na conta de energia do final do mês?

Até agora o discurso das companhias tem sido: “ECONOMIZEM ENERGIA”. Mas como?

Algumas ações como lavar todas suas roupas utilizando o menor número possível de vezes a máquina de lavar, não deixar luzes ligadas, adquirir aparelhos com o selo A que significa menor consumo de energia, são consideradas básicas para se economizar energia. Mas como saber o quanto outras operações custam se, na maioria da vezes, elas não indicam seu índice de consumo?

Pensando nisso até o final de 2012 alguns sortudos selecionados entre 18 estados brasileiros receberão um novo relógio de luz. Esse pequeno aparelho mostrará pontos como seu consumo a cada momento, oscilações de energia,uma completa falta de luz ou até mesmo quais gastos estão muitos altos em relação a um limite de conta pré determinado pelo usuário. Será possível portanto, medir se aquele seu velho ferro de passar roupa esta gastando mais do que o normal e se vale a pena comprar um novo que economize mais.(Muitas vezes o investimento em aparelhos novos compensará mais do que o pagamento de altas contas a longo prazo.) E também determinar o quanto se admite gastar em um mês e controlar o consumo de energia durante o mês para cumprir essa meta de valores.

Fazer as contas e decidir quais aparelhos deverão ser trocados caberá a cada um de nós. Mas uma coisa facilitará as contas das pessoas em geral: o consumo passará a ser mais caro em horários de pico e mais barato nos demais horários do dia. Assim, quem quiser economizar terá apenas que repensar sua rotina e decidir quais gastos podem ser evitados.

Segundo o site do Jornal Hoje,  “Cada concessionária vai definir esse período, que deve ter no máximo três horas. O da Eletropaulo, em São Paulo, por exemplo, vai ser das 17h30 às 20h30. Uma hora antes e uma hora depois do período de pico, a tarifa cobrada terá um valor intermediário. No resto do dia, a energia fica mais bem barata.”

Se você se interessou pelo aparelho confira se você mora em um dos estados que serão beneficiados e torça para ser um dos consumidores escolhidos pelas concessionárias. Lembrando que se a experiência for considerada de sucesso, logo todos nós teremos esse medidores de gastos.

Mas enquanto esperamos, que tal aproveitar e parar de abrir a geladeira só pra pensar, parar de ligar o aquecedor em dias de calor, trocar as lampadas da sua casa por lampadas frias, parar de …. enfim, cada um sabe o quanto gasta certo? Então boa sorte pra gente!

Estados beneficiados:

  • São Paulo, Paraná, Tocantins, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe, Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte.
Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s