SERIE 7 PECADOS – LUXURIA (PARTE I)

Vivemos em um mundo onde o luxo é diretamente proporcional ao status quo. O blog O confessionário discute essa relação onde é super comum ver pessoas ostentando breguissímos relógios brilhantes, roupas que piscam, os mais novos gadjets que muitas vezes nem sabem usar, sapatos altíssimo que nem conseguem andar.

“O valor do produto não possui absolutamente nenhuma conexão com suas propiedades físicas” Karl Marx, O Capital(1867).

O que o sociólogo alemão chamou de fetichismo da mercadoria vale até hoje para vestidos de noiva brancos e carros esportivos vermelhos: seu preço não é o “justo”, mas paga pelo status que a pessoa conquista ao adquiri-los.

E para festejar essas compras milionárias é preciso toda pompa e circunstância. Como exemplo, tivemos nessa semana, na quarta feira dia 20, a festa da Audi, que recepcionou o comprador de seu mais novo modelo, o AUDI A8, avaliado em RS600,00. E o comprador era ninguém mais, ninguém menos do que Luciano Huck.

Mas pra quem pensa que esses artigos luxuosos são apenas para os milionários, aí vem a ironia. Grande parte da população brasileira se enfia de diversas dívidas apenas para garantir sua posição social.  O número de brasileiros com dívidas acima de R$ 5.000,00 mais que dobrou nos últimos cinco anos, segundo dados do Banco Central. As estimativas eram que os brasileiros estavam comprometendo entre um terço e 40% da sua renda com o pagamento de prestações, o que era considerado pouco acima do percentual adequado (30%), segundo padrões internacionais. Estudo do Instituto Análise (Folha de S. Paulo, 06/09/09: B2) detectou que 44% das pessoas da classe C estavam endividadas, ante 40% da classe A/B.

O site política de moda discute ate que ponto os brasileiros sao capazes por um artigo. Muitos sacrificam quase todo seu salário por uma bolsa Louis Vuitton,  por exemplo. Ou seja, desequilibramos nosso orçamento para ter um celular da moda quando a tantos mais simples que telefonam da mesma forma, pra usar aquela calça com etiqueta de marca que geralmente é costurada pela mesma costureira das calças mais simples, dentre outras coisas.

Então consumistas, alpinistas sociais, papais e mamães que mimam seus filhos, preparem-se para os mais novos artigos que surgiram essa semana. Nenhuma criança deixará passar o novo lançamento da estrela by Stefano Canturi, uma pequena e magra Barbie avaliada em US$ 302.500 (R$ 507 mil). E nenhuma adolescente deixará de querer o novo sutiã composto por diamantes brancos, topázio e safira – totalizando 142 quilates avaliado em 2 milhões de dólares (cerca de R$ 3,4 milhões).

E muita tentação, ou como dizia Marx, Fetiche. Então só rezem para seus filhos metidos a mini rappers adolescentes não resolverem aderir a moda de Kanye West e trocar seus brancos dentinhos sem cáries por pecinhas de ouro e diamantes.

Oooo coisinha esquisita!

Boa sorte com a psicologia pais e consumistas!

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Um pensamento sobre “SERIE 7 PECADOS – LUXURIA (PARTE I)

  1. Amoreeee, tô orgulhosa!
    Nem no dia do niver vc descansa! rsrsrs
    E ainda por cima fez um post megaaaa chamativo, e super interessante!
    Eu já tinha lido as 4 notícias (do Huck, da Barbie, do sutiã e do Kanye West) e a maaaais bizarra e acho q a mais exemplifica tdo q vc disse é a do rapper.
    Pq a Barbie, o carro e o sutiã, vc pega, usa e depois coloca num canto, pra exibir como um troféu. Mas e os denteeeees? WTF? Q isso, é absurdo o nível q uma pessoa desce só para aparecer e adquirir o “status quo”. Acho q num exagero como esse, possivelmente o tiro sai pela culatra, pq ficou bizarro.
    E o pior foi a declaração dele “acho que um artista tem que fazer coisas assim”. Aaaaah tá, prefiro ser anônima, rsrsrs
    Mais uma vez, mandou mtooooo bem nesse post, Tatix!
    (e ainda gastou citando Marx, hein? huahuahuahua)
    Parabens pelo post, pelo niver e por ser inteligente e chiquérrimaaaa!
    (sem precisar gastar nada pra isso)
    Bjinhussss

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