Alice no país da economia

Crianças sempre nos surpreendem com os pensamentos mais inteligentes e muitas vezes oportunistas. Há algumas semanas minha vizinha Alice de uns 8 anos brigou comigo por que não deixei ela comprar uma boneca de 90,00 reais. Ela alegou que já era grandinha, que tinha juntado o dinheiro e que compraria de qualquer forma.

Quando ela me disse que havia juntado o dinheiro me espantei. Afinal, até onde eu sei, ela ganha uma semana de apenas uns 5,oo reais por semana para comprar lanche na escolinha.

Então tive que perguntar: Você juntou esse dinheiro ou ganhou de presente no dia das crianças? E a resposta novamente me surpreendeu: “Juntei! Toda semana minha mãe me da 5 reais para escolinha e eu guardo 1 real no meu porquinho, e ainda tenho o dinheiro que minha vó me deu no meu aniversário!

Quase morri de orgulho! Minha vontade era de comprar a boneca para ela e não deixá-la gastar seu rico dinheirinho. Foi quando pensei em como ensinar as crianças a lidarem com dinheiro desde cedo, pode ser importante na formação delas.

Segundo Gustavo Cerbasi, “A mesada é uma ferramenta muito útil quando as crianças começam a interagir em sociedade e percebem a necessidade de administrar o dinheiro”. Porém é importante lembrar que além do “tempo”para as crianças passar mais rápido, seus gastos são infinitamente menores.

Assim, mais vale dar um valor semanal (semanada) que a criança poderá perder em um investimento e recomeçar do zero na segunda, do que dar um valor grande mensalmente que resultará em maiores perdas e mais tempo até o novo recomeço.

Segundo o site e-familynet a regra de valores deveria ser assim:

Até uns 5 anos a criança pode ter um cofrinho que o pai mesmo investe. Só pra começar a ter noção de poupar e que ela pode quebrar quando achar necessário.

De 6 anos até uns 8 a conta deve ser : a idade da criança vezes 1,00 real. Assim uma criança de 6 anos receberia 6,00.

A partir daí os pais devem analisar os gastos e o desenvolvimento do filho e avaliar a melhor quantia e se devem mudar para mesada. Claro que sempre de acordo com seu orçamento, afinal os gastos dos pais são os principais modelos para os filhos.

No site Via mulher Alvaro Modernell cita que “A melhor forma de estimular o uso responsável do dinheiro é por meio de exemplos. Se os filhos admirarem os pais pela forma com que esses lidam com dinheiro, a chance de “ouvi-los” e repeti-los aumenta. É melhor receber ensinamentos e alguns pequenos “trancos” dos pais, do que da vida”

Agora ao pais oportunistas que pretendem escravizar seus filhos em troca de mesadas, vale a dica: As crianças não devem relacionar a mesada com um emprego, ou como forma de receber carinho. Isso pode condicioná-la a só arrumar a cama, ajudar em casa, dentre outras coisas por um valor. E essas tarefas de ajuda não são trabalho são obrigações da criança.

Mas vale lembrar que as crianças são espertas! Então não se deve complementar a mesada caso elas gastem tudo em um dia. Nem mesmo aquele olhar de cachorro abandonado pode comover vocês, ou elas nunca aprenderão. No caso da minha vizinha, ela comprou a boneca e na próxima semana já tinha largado a boneca de lado e começado a juntar novamente para comprar um videogame e a vida é assim mesmo!

Na página de vídeos do blog vocês poderão conferir mais formas de educar as crianças financeiramente. Além de um vídeo criado especialmente para elas.

Boa sorte famílias!

4 pensamentos sobre “Alice no país da economia

  1. Pingback: Como contabilizar a mesada do seu filho? | Menina de Negócios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

