Buraco negro do salário mínimo

Sabe aqueles dias em que você olha sua conta corrente e se da conta de que boa parte do dinheiro que deveria estar lá, simplesmente sumiu? É aí que, de repente, seu dia inteiro fica cercado de indícios de que você pode estar administrando mal seu dinheiro, ter adquirido alzeimer, estar gastando demais ou pior: pode estar sendo roubado!

To maluca? Paranóica? rsrsrsr…. Não!

Foi o que aconteceu comigo hoje. Passei de manha no banco e entre extratos e saldos percebi que os R$300,00 reais que deveriam estar na minha conta, se resumiam a R$47,50. Foi quando começou minha linha de raciocínio que durou o resto do dia até que eu descobrisse onde estava o buraco negro da minha conta. Afinal de contas, um sumiço de dinheiro não é facilmente esquecido pelas pessoas que realmente precisam dele, certo?

A noite, fui direto para minha tabela de gastos. Planilha que comecei com vcs através do blog, citado no post “Avatares valem mais do que pessoas?” , e que venho seguindo fielmente há meses! E revendo meus gastos achei o problema! COMIDA!

Eu sei que minha mãe ja me disse quinhentas vezes que devemos ter prioridades na economia  e que a principal delas é a alimentação. Ela sempre dizia: Minha filha: comida é um setor em que não se deve economizar (ao menos que esteja no fundo do poço)

Mas comida esta custando caro demais! Só para vocês terem uma idéia,  o valor da cesta básica subiu em 14 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em setembro!

Quem mora em Salvador (3,67%), Rio de Janeiro (3,62%), Vitória (3,39%) e Fortaleza (3,13%) teve um aumento significativo nos gastos mensais. Em compensação, houve redução no preço em Natal (-1,28%), João Pessoa (-1,13%) e Aracaju (-0,80%).

Sabe quanto chega a custar uma cesta básica em São Paulo, onde a cesta subiu 2,30%, R$ 241,08! E em Belo Horizonte: R$ 217,66! Sendo que a cesta mais barata hoje em dia é a de Aracaju (R$ 173,56).

Para estimar o valor do salário mínimo necessário para pagar todas nossas contas mais básicas, o Dieese toma por base o maior custo apurado para a cesta básica. Assim, nesse ano o salário mínimo deveria ser de, PASMEM: R$ 2.047,58, ou seja, 4,01 vezes o mínimo em vigor (R$ 510).

Estamos ferrados ou não? Isso sem contar alguns luxinhos que fazemos questão de adquirir mensalmente como nosso iogurte preferido, aquela bolacha com extra recheio, algum almoço fora, papel higiênico com folha dupla e etc.

Então pessoal, já que, se o salário mínimo aumentar, com certeza não aumentará para cerca de R$2000,00 como propõe o Dieese, só nos resta economizar, comprar papel higiênico cinza, iogurte de litro e contabilizar melhor nossa grana pra ela não desaparecer como mágica no fim do mês.

Boa sorte pra gente!

NOSSO E-MAIL É: meninadenegocios@gmail.com

SIGA-NOS NO TWITTER: @Meninanegócios

ASSINE NOSSO RSS E RECEBA AS ÚLTIMAS NOVIDADES DO BLOG!

3 pensamentos sobre “Buraco negro do salário mínimo

  1. Aaaaaaaah sei demais o que é isso!rsrsrs
    Recebo e já no primeiro dia o salário já vai pra quase um terço do que eu recebi, huahuahuahuahua
    Mas o meu buraco negro é outro: dívidas contraídas pra tornar morável meu apê!rsrsrs
    É móvel, cortina, roupa de cama…rsrs
    Mas o lado bom é dentro de alguns meses as parcelas acabam e os bens ficam!
    Yes!
    (e eu que não arranje outras dívidas, rsrsrs)

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

