Aceita um cartão de crédito?

Sempre fui meio contra a idéia de ter um cartão de crédito. A verdade é que não sou suficientemente organizada para lembrar que parcelei um produto em 17 vezes e que vou pagá-lo até fevereiro de 2012, e não fazer outras compras ao mesmo tempo.

Nem no banco imobilliário eu conseguia me organizar para comprar o Morumbi e Interlagos e construir prediozinhos…. Então imagina se eu tivesse cartões de crédito!

Ou seja, quando eu menos espero podem surgir 20 mini faturas divididas em 1000 vezes. Uma dívida eterna e cumulativa, né?

Mas o fato é que muitas pessoas necessitam do dinheiro de plástico. Ou pelo menos a mídia os faz acreditar que não podem viver sem ele! (Vide comerciais que “não tem preço”ou que levam a vida com você “Go”). Assim achei melhor colocar aqui no blog a melhor forma de se escolher um cartão.

PRIMEIRAMENTE QUERIA AFIRMAR QUE TER UM CARTÃO EXIGE ORGANIZAÇÃO. Portanto se você vai acumular 25 compras como eu, EVITE!

1. A primeira coisa a se decidir é se o seu objetivo é nacional ou internacional. Se você não pretende sair do Brasil não faz sentido utilizar um cartão internacional que só vai aumentar o valor da sua anuidade.

Obs. Se o seu cartão lhe prometeu anuidade grátis, leia nas entrelinhas e descubra que a promoção só é válida por 1 ano. A maioria dos cartões faz isso e no próximo ano você se enrola.

2. A segunda coisa é decidir o que vai querer ganhar com isso. Parece legal porém ao escolher uma vantagem você pode perder as outras. Existe, por exemplo, a promoção surpreenda Mastercard onde a promessa são compras em dobro. Mas na real você só pode escolher entre uns 10 produtos que nem valem tanto a pena, a não ser as passagens aéreas. Nesse caso, vale mais um cartão que troque seus pontos por milhagens.

ex. Segundo o site Meus gastos um cartão específico da TAM pode render até 1,5 milhas por dólar gasto. Enquanto os outros não específicos para milhagens oferecem apenas 1 milha por dólar.

O site Meus gastos, ainda citou uma série de vantagens que você pode ter como: isenção de anuidade, produtos diversos, desconto na compra de carros ou acessórios em concessionárias credenciadas, dinheiro na conta corrente, vale compras de supermercado, vale compras em postos de combustíveis, doação para causas sociais e etc. E ainda acrescento aqui a última novidade que ouvi dos cartões do bradesco que convertem suas tarifas mensais em crédito pra celular.

3. A terceira coisa  é escolher a bandeira que você vai querer. Ja morei em cidades em que a maioria dos mercados só aceitam Visa, ou só aceitam Mastercard e etc. Ou seja, você pode chegar em um fim de mundo e passar fome. (FATO VERÍDICO)

4. Verifique seus limites! Quanto maior seu limite, mais você vai se render ao seu cartão. Assim, se você não tem muita grana, tenha um limite pequeno que vai te bloquear nos momentos de consumo ou de TPM. O blog Finanças Práticas, ainda cita vários tipos de cartão que vão do do coorporativo (de empresas para os funcionários) ao co-branded (que traz o logotipo de outras empresas para fidelizar seus clientes). Um que eu achei interessante foi o pré-pago.

O cartão pré-pago só pode ser gasto até o valor que você colocou, assim como celulares. Então serve para consumistas extremas ou para mesadas de filhos.

O site Corta Contas promete ajudar o consumidor a encontrar o melhor cartão, seguros,tarifa bancária e etc. As empresas fornecem suas cotações e o site faz uma comparação. Bem legal pra quem não conhece do assunto. Porém é sempre importante lembrar que cada um tem uma necessidade diferente. Então não vá pela maioria!

Obs. Por mais que eu tenha citado alguns cartões aqui, existem outros muito bons que podem satisfazer melhor a necessidade de vocês.

No mais é só isso. E lembrem-se:

CARTÃO DE CRÉDITO CAUSA DEPENDÊNCIA!

Então cuidado, adquira apenas 1 para não se descontrolarem, mantenha tudo anotado, seja consciente de suas dívidas e principalmente: UTILIZE COM MODERAÇÃO!


Anúncios

Um pensamento sobre “Aceita um cartão de crédito?

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s