Economia criativa

Ok, eu não poderia deixar de comentar!

Olha a frase que a Paris Hilton disse para o jornal “O Dia”, em sua passagem pelo Brasil para o São Paulo Fashion Week. Falando sobre a Amazônia ela soltou:

“É lá que moram os índios, né? Adoro o estilo deles”

ADORO O ESTILO DELES?

Duvido que ela saiba que aqui no Brasil os índios tem SIM participação no mundo da MODA!

Será que ela quis dizer que o “ESTILO ÍNDIO DE SER” deveria virar moda e que ela andaria de tanguinha e pintada por aí? ZERO DE NOÇÃO CULTURAL!

Como exemplo da cultura indígena na moda brasileira, temos o instituto “Menire” (“mulher” em Kayapó). Eles possuem uma linha inteira de calçados, bolsas e acessórios da grife Sandra Silveira, assinada pelos índios do Pará.

Mas enfim… fora a americana que deve achar que a capital do Brasil é Buenos Aires, a grande semana da moda Brasileira foi mais que um sucesso. O evento contou com a participação de modelos brasileiras como Carol Ribeiro, Isabeli Fontana, Gracie Carvalho, Carol Trentini, Isabel Goulart, Ana Cláudia Michels, Bárbara Berger e a uber top Gisele Bündchen e estrangeiras como Chanel Iman e a canadense Alana Zimmer.

Esse gigantesco evento, que reúne os maiores estilistas da moda, leva a São Paulo cerca de 100 mil pessoas dentre elas 38 mil turistas. Então já dá pra imaginar como fica a economia da cidade, já que a maioria desse público é de classe média/alta. Segundo o site Rede Bom Dia, é movimentado um capital de cerca de  R$1,8 bilhão, sendo que R$85 milhões correspondem a movimentação direta em função do grande numero de participantes do evento.

Assim, como nas ultimas 4 edições do evento, a SPFW realizou um encontro que leva lideranças empresariais, governamentais, criativas e do setor financeiro, a discutir o potencial que a economia criativa oferece e quais podem ser as estratégias para concretizá-los.

Segundo Marcy Junqueira, pool de comunicação da Galeria Estacao, a economia criativa e considerada “umas das grandes ferramentas de desenvolvimento para o século 21. Sua matéria prima são os recursos intangíveis – como criatividade, conhecimento e cultura – que não apenas não se esgotam como se renovam e multiplicam com o uso.

O encontro organizado por Graça Cabral, Lídia Goldenstein e Lala Deheinzelin, segundo site Chic – Gloria Kalil, contou com a participação dos irmãos Campana, Waldick Jatobá e Kátia Avillez (co-fundadores do Design São Paulo) e Armand Hadida (dono e comprador da L´Éclaireur de Paris).

Segundo o site HSM, Os setores diretamente ligados à economia da experiência, como turismo e entretenimento, crescem a taxas seis vezes maiores que os outros. Então, nada mais apropriado do que perguntar aos participantes do encontro: se fossem eleitos presidentes, como fariam valer a Economia Criativa?

Uma frase de Aguinaldo Diniz da ABIT resume a conclusão a que chegaram os participantes. “Quando se fala em criatividade, falamos de cultura, de acesso a informação, falamos de educação. Uma Economia Criativa deve alimentar a geração de empregos e educação”

Vou finalizar meu post, assim como a Juliana Lima do site “Closet”, pois concordo com ela que não há frase que descreva melhor esse encontro:

“A criatividade sem tomada de riscos não pode existir, pois no domínio artístico nada é gratuito.” Armand Hadida

Quem quiser ler mais sobre o assunto pode acessar o site IDÉIAS e ler sobre “O futuro e a economia criativa”

PERGUNTA: Será que os namorados e namoradas desse mundo vão ser “criativos” e movimentar bastante a economia nesse dia tão especial? FELIZ DIA DOS NAMORADOS PESSOAL! #INLOVE!

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