Onde guardar seu dinheiro?

Algumas pessoas me pediram para falar sobre investimentos. Confesso que de início achei meio cedo pensar nisso. Afinal de contas eu ainda nem tenho dinheiro para investir e agora que estou começando a ver os resultados do meu plano de equilíbrio financeiro descrito no post “Quebrando o cofrinho”.

Mas o caso é que alguns leitores do nosso blog ja aprenderam a economizar e conseguiram juntar uma graninha, outros já estão até mesmo recebendo renda fixa. Então, resolvi colocar esse post a título de informação pois até quem tem pouco dinheiro poderá tirar proveito dele.

No post “10 meninas e um jeans viajante” comentei sobre minha repulsa à poupança e sobre a existência de melhores jeito de poupar seu dinheiro. Então, hoje, a pedido da jornalista Ana Maria Amorim, vou aprofundar o assunto dos tipos de investimento e cada um poderá escolher o que mais se adapte ao seu perfil.

Fundos de curto prazo: Para quem é conservador e quer retorno rápido pois o banco investe em seu nome em títulos públicos federais. O problema é que a aplicação inicial vai de 1.000 a 50.000 reais. Alguém ja tem esse valor?

Fundos referenciados DI: O banco investe quase 80% do dinheiro em títulos públicos, portanto o risco é baixo e em épocas de alta de juros o lucro é grande! O que ainda é bom, é que a aplicação inicial vai de 200 a 200.000 reais. R$200,oo rola né?

Fundos de renda fixa: O dinheiro é aplicado em títulos privados ou públicos, isso quer dizer que o risco é maior. Porém nesse fundo é possível diversificar os títulos e a aplicação inicial é de 100,00 a 200.000 reais. R$100,00 também é um bom valor pra começar, porém esse é o fundo varia tanto de juros que só se vê retorno a longo prazo.

Fundos Multimercado: Como o nome diz, envolve várias oportunidades de mercado como câmbio, ações, títulos públicos e etc. É uma boa opção pra quem gosta de bolsa de valores porém ainda não quer investir diretamente nela. A aplicação inicial que não é legal, varia de 1000 a 10.000 reais.

Fundos de ações: é o fundo mais arriscado, portanto eu não recomendo pra quem está começando, não tem um home broker ou não gosta de ler muito sobre o assunto. Nesse fundo o investidor forma uma carteira de ações que são negociadas na bolsa assim, a aplicação inicial fica atrativa, 200,00, pois é o valor para a maioria das ações.

Fundos cambiais: funciona para pessoas que tem projetos que envolvam moeda estrangeira. O dinheiro é investido em títulos que acompanhem a variação cambial do dólar e do Euro.  A aplicação inicial é de 1000 a 100.000 reais, e falando em EURO até parece ser uma boa idéia, mas o fato é que o real está muito abaixo dessas moedas, portanto, para fazer uma pequena diferença para seu bolso o investimento inicial teria que ser bem maior que isso.

Fundos de dívida externa: Esse fundo nunca foi tão chamativo quanto agora. Ele acompanha os títulos que crescem de acordo com a melhora do risco país, que está bem baixinho agora. Nesse caso a aplicaçao inicial é de 1000,00 reais e o retorno é a longo prazo. O problema desse fundo é que ele acompanha o Brasil e também a presidência do Brasil. Então nesse caso eu sugiro esperar as eleições pois, dependendo do ganhador (a), o risco pode subir e esse fundos perderão muita grana.

Enfim, é isso. Guardar dinheiro para fazer uma viagem internacional, por exemplo, requer uma aplicação financeira de curto prazo, que pode ser a caderneta de poupança. Mas juntar dinheiro para a troca de um carro pode demorar mais tempo e requer uma aplicação como os fundos de investimento. A poupança para a compra de uma casa pode ser feita com ações, já que é um investimento de longo prazo. Saiba que para cada idade e objetivo na vida há uma aplicação financeira adequada, segundo Carla dos Santos, sócia da CDB Consultoria Financeira, em São Paulo.

Mas como eu sempre digo, uma conversa com os funcionários do seu banco pode ser muitoooo esclarecedora. Quem quiser também pode acessar o blog Xavena de palavras que postou um texto com os 10 melhores fundos para se investir em 2010.

Anúncios

Um pensamento sobre “Onde guardar seu dinheiro?

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s