10 meninas e um jeans viajante – PARTE II

Depois de definir que a melhor forma de se pagar uma viagem entre amigas, é o pagamento à vista, resolvi que pagaria dessa forma e que compraria o pacote no primeiro dia que a agência disponibilizasse a viagem. Mas nesse caso, como juntar o dinheiro?

Resolvi ir no banco descobrir isso. Aproveitei para pesquisar sobre um fato do post Via sacra ao banco, mas conversando com um funcionário e fazendo algumas contas, chegamos a conclusão que não importa se poupamos juntas ou separadas, o juros da poupança vai ser o,8% de qualquer forma.

Segundo Régis André, leitor do nosso blog e escritor do blog Economia, a poupança rende 0,5% mais a TR (taxa referencial), que não tem sido tão alta assim nos últimos tempos. Em março ela fechou em 0,0792%. Então, é bem provável que a poupança renda menos que 0,8% ao mês, talvez algo em torno de 0,6%.

Apesar dos juros pequenos, no caso do depósito em poupança, pelo menos teremos o dinheiro para pagar a viagem a vista (ganhando o desconto) e ainda um pequeno juros.

Mas uma coisa me chamou a atenção. A contas de depósito diferenciado ou fundos de investimento. Vocês sabem o que é isso? Então eu explico:

São conjuntos de investidores que tem o mesmo interesse e objetivos ao investir. O fundo aplica os recursos em títulos e valores imobiliários (renda fixa e variável). E o mais importamte: VOCÊ NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA NEM TER MUITO DINHEIRO.

Nosso caso, certo?

No Banco do Brasil,  o fundo a renda fixa LP100, por exemplo, exige aplicação inicial de apenas R$100,00 e administra o dinheiro para voce por uma taxa de 5,5%.

Existem fundos como o de curto prazo, renda fixa, referenciados DI, Multimercado, de ações, Cambiais e de dívida externa.

Desses, os mais indicados para o nosso perfil de viajantes são os de Curto Prazo (porém o prazo máximo de investimento é de 60 dias) e o de Renda Fixa (pois as taxas variam e se tornam satisfatórias a longo ou a não-tão-longo prazo)

Para pessoas com mais tempo para investir, vale fazer um fundo de multimercado, de açoes, ou até mesmo um D.I, ou seja, um investimento que possa ter resgate total após um tempo com juros um pouco maiores. Essa aplicação proporciona liquidez e rentabilidade diária e o prazo é de 05 anos. De acordo com o valor investido, você receberá um percentual fixo do CDI definido no momento da aplicação.

Mas um detalhe importante é que quanto maior o valor aplicado nesse fundos, maiores são as chances de lucros. Pois cada investimento tem um perfil e um valor mínimo de depósito. E quanto maior esse valor, maiores são as chances de lucro.

Então, cheguei a conclusão que: se pensarmos em poupança, economizar junto com minhas amigas, ou sozinha, vai dar na mesma coisa. Mas se formos aplicar nosso dinheiro em fundos de investimento, compensa que apliquemos juntas. No final a soma do dinheiro pode chegar a 1/3 a mais do que renderia na poupança.

Então temos um resumo do itinerário de planejamento ate o momento atual:

  1. Planejem suas viagens com antecedência, reservem pacotes ou programem seu passeio o mais rápido possível. (leia como na primeira parte da serie 10 amigas e um jeans viajante)
  2. Com essa escolha antecipada, evite ter que aceitar valores maiores e parcelamentos com juros.
  3. Escolha a melhor forma de investir seu dinheiro ate a data do pagamento.
  4. Chame suas amigas para um investimento em conjunto, assim os lucros serão maiores.
  5. Invista a grana da viagem para garantir uma graninha extra pra levar.
  6. Pague a vista e garanta descontos!
  7. E acompanhe as proximas dicas do blog para melhor administrar seu passeio e ainda economizar!

Afinal de contas, pra que deixar um dinheiro mensalmente rendendo juros para outras pessoas se você pode mantê-lo com você, ganhar o juros para você, e ainda ganhar descontos pagando a vista?

Vale a pena refletir sobre isso!

Agora que você já aprendeu que é  fácil investir, passe no seu banco e converse com um funcionário. Com certeza vai ser fácil decidir qual o melhor fundo pra você. E no próximo post falarei de como se economizar durante a viagem, além de dicas de como voltar com dinheiro para casa!

Boa viagem a todos e fiquem ligados!

Anúncios

5 pensamentos sobre “10 meninas e um jeans viajante – PARTE II

  1. UAU! Com esse post eu percebi que REALMENTE não entendo nada de investimentos. ;P Boiei em algumas partes, mas vi que é sempre bom ter amigas que conhecem o assunto. hahahaha… Seria legal agora um post sobre como poupar dinheiro SEM ter dinheiro. hahahhahaa…

    Curtir

  2. Balangueiraaa!
    Estamos na msm! huhauahua
    Tb boiei em algumas partes, mas em caso de dúvida sempre faça o q a Tati fizer! huahuahuahuahua
    As chances de dar certo são bem maiores, rs!
    Saudades lindinhaaa!

    Curtir

  3. Muito bom seu texto, tem que fazer as contas msm… hehe!

    Só um detalhe, a poupança rende 0,5% mais a TR (taxa referencial), que não tem sido tão alta assim nos últimos tempo. Em março ela fechou em 0,0792%. Então, é bem provável que a poupança renda menos que 0,8% ao mês, talvez algo em torno de 0,6%. 😉

    Curtir

  4. Nossa Tati adorei o Texto….que tal aproveitarmos essa idéia e começarmos a investir em um fundo desse para a viagem das primas tb?!Afinal sempre combinamos mas não marcamos ainda…se começarmos a poupar podemos ter um lucro legal e uma viagem melhor ainda(e teremos tempo pra resolver)!pensa e me fala…

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s