Mulheres amam bolsas? E as de valores?

Eu sempre pensei em investir na bolsa, mas nunca tive aquele empurrãozinho inicial, necessário para qualquer investimento. Foi quando vi a lista da Forbes com as 10 pessoas mais ricas do mundo e (surpreendentemente!) eu não estava lá! Mas para minha maior desilusão, não só eu não estava lá, como nenhuma mulher! Nem brasileira, nem estrangeira.

A lista tem seu melhor brasileiro em oitavo lugar. Eike Batista entrou na lista com seus 27 bilhões de fazer inveja a qualquer capitalista. A jornalista Samira Calais, leitora do nosso blog, mandou ainda um site engraçadíssimo chamado Eike Batista Calculat0r onde Eike ensina como você pode, com seu salário, atingir os 27 bilhões também! Será que a gente consegue?Rs

Mas a verdade é que eu sempre procurei desculpas para não investir. Antes eu não me arriscava por que acreditava que o mínimo em dinheiro para se investir ainda seria muito pra mim. Mas a realidade que descobri é que não é necessário tanto dinheiro assim. Os bancos e as corretoras, hoje em dia, já negociam papéis que variam de 100 a milhares de reais.

Outro medo que tive também foi o de cometer erros e perder tudo. Esse é realmente um risco que todos da bolsa correm, porém há negociações bem mais confiáveis e há investidores que entendem do assunto e podem cuidar de tudo pra você até pela internet.

Segundo o site da revista Veja, Home Broker é a ferramenta que permite a negociação de ações via internet.

Ela está interligada ao sistema de negociação da Bovespa e permite que o investidor envie ordens de compra e venda de ações através do site de sua corretora. Segundo dados da própria Bovespa, dezenas de milhares de pessoas compram ou vendem ações por esse sistema todos os meses. Essas páginas oferecem ambientes amigáveis, com informações sobre andamento do pregão, gráficos e análises do mercado. Tudo para minimizar riscos e ampliar ganhos do investidor. Confira aqui, a relação de home brokers autorizados pela Bovespa. (acesse)

Assim, depois de pesquisar no meu velho amigo Google e de perguntar algumas dúvidas para minha amiga Olívia que trabalha com isso, cheguei a conclusão que não há nada a temer. Se o investimento for feito de forma segura, se for definido se o retorno será a curto ou a longo prazo e se for escolhida uma carteira de ações bem definida, não haverá problemas e os lucros podem valer muito a pena.

Ainda segundo a revista veja, investir é um bom negócio sim contanto que seja feito com cautela!

Os principais indicadores financeiros do Brasil mostram que o país tem tudo para atravessar um ciclo de crescimento sustentável, com estabilidade para a economia e oportunidades para as empresas. E uma vez que as empresas lucram mais, seus sócios – ou seja, todos os acionistas – também ganham mais. É importante ressaltar, porém, que investir neste mercado exige cautela: é preciso analisar os riscos e contar com a possibilidade de retorno do investimento no longo prazo

Assim, resolvi tomar coragem, estudar o assunto bem direitinho e investir! Segundo o site do portal de administração, a BM&F/Bovespa postou que as mulheres hoje são responsáveis por 22,5% das negociações diárias da bolsa e ainda por 52% das contas bancárias brasileiras, ou seja, ainda há uma esperança de que as listas futuras da Forbes incluam umas mulher entre seus TOP 10.

Quem quiser se aventurar, sem correr riscos, pode brincar com o site da Folha invest e investir com valores de papéis quase em tempo real (com alguns minutinhos de atraso) e ainda concorrer a prêmios, viagens, fazer cursos, ler notícias e cotações e testar seus conhecimentos antes de trabalhar com dinheiro de verdade.

Esse é meu primeiro passo para fazer meu dinheiro, não só pagar todas minhas contas, como também sobrar para investimentos futuros! Quem sabe não sou eu a primeira mulher do top 10! Vou sonhar com isso. Afinal de contas sonhar não paga nada, certo?

2 pensamentos sobre “Mulheres amam bolsas? E as de valores?

  1. Adorei saber que dá pra investir com pouquinho! Mas não espero ficar entre as mais ricas do mundo, a menos que me case com um magnata! Já vc tem muito mais chances né? Boa sorte nos investimentos amiga! 😉

    Curtir

  2. Tatix!!!
    Acho super chikérrimo qd vc se refere a uma de nós como “a jornalista fulana”, huahuahuahua
    Mas voltando ao assunto, sempre achei q vc tinha TUDO a ver com bolsa de valores!
    Valeu as dicas, e se der certo conta q eu vou atrás de você!rsrsrs
    Bjinhusss

    Curtir

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

