BRASIL….NOTA:ZERO!

O IBGE divulgou hoje, dia 11 de março de 2010, que a média do PIB brasileiro foi cotada em uma queda 0,2%. Parece uma nota ruim, mas não é tão ruim quanto parece. Levando em consideração que o mundo passou por uma big crise ano passado, fechar o ano com uma queda de apenas 0,2% não é tão ruim.

Outros países ficaram tão, ou mais, piores do que a gente. Como exemplo temos o gráfico abaixo:

Fonte: IBGE

Segundo dados do G1, a crise envolveu uma superação das importações (11,4%) em relação as exportações (10,3%), o que não ocorria desde 2005.  As indústrias tiveram quedas de 5,5% em todas as atividades, seguidos pela agropecuária com diminuição de 5,2%, devido à redução na produção de culturas importantes, como o trigo (-16,0%), o milho (-13,5%), o café (-12,8%) e a soja (-4,8%).

Mas pensando em termos mais cotidianos, o que fez com que o Brasil superasse essa crise? É claro que vários fatores estão envolvidos, como o setor de serviços que cresceu 2,6%,  mas um dos fatores que também contribuiu  foi o maior consumo das famílias, que cresceu 4,1% devido as medidas adotadas pelo governo, que incluem expansão do crédito e cortes de impostos . Ou seja, o consumismo brasileiro nos ajudou a superar a crise.

Isso não quer dizer que devemos sair comprando com a desculpa de “salvar a economia brasileira”, porque somente alguns estabelecimentos ainda mantém a redução do IPI, ou seja, logo os impostos sobre os produtos aumentarão.

Mas há uma luz no fim do túnel. O portal dos administradores postou que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, divulgou que o Brasil deve ter uma expansão de 4,8% do PIB em 2010. Então, se ocorrer o previsto pela OCDE o Brasil continuará com o crescimento de 5,1%, que está acima da média mundial de 3,0%.

Anúncios

Poste aqui sua dúvida, comentário, crítica ou sugestão. E seja muito bem vindo (a) ao blog Menina de Negócios. :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s